Vamos falar sobre câncer de mama?
Em mais um Outubro Rosa, somos convidados a entrar na campanha de conscientização e combate ao câncer de mama, doenças que atinge milhares de pessoas anualmente. É preciso ressaltar a importância do controle da dor como parte do tratamento para todas as mulheres com câncer de mama avançado.
Como a dor é distante de uma pessoa para a outra, é importante incentivar suas pacientes a descreverem exatamente o que estão sentindo, dessa forma garantindo a melhor opção possível de controle da dor.
As dores podem ser descritas como:
• Neuropática: gerada pela pressão sobre nervos ou medula espinhal ou pela quimioterapia, é uma dor descrita como aguda, latejante, sentida como queimação ou pontada;
• Visceral: provocada pela disseminação dos tumores para outros órgãos ou tecidos, trata-se de uma dor descrita como aguda, que gera uma sensação de câimbras ou mordidas;
• Somática: geralmente relacionada à pele, ao músculo ou ao osso, é uma dor descrita como aguda, que provoca uma sensação de pressão ou pulsação. Dor que na maioria das vezes envolve a pele, músculo ou osso.
• Outros tipos: sentidas no dia a dia e que podem ou não estarem relacionadas ao tratamentos, são dores como de cabeça e tensão muscular.
Comments