Tendo seu diagnóstico feito através de palpação, profissionais que atendem pacientes com dores musculares podem enfrentar dificuldade de reconhecer pontos-gatilho em estágios mais agudos devido a inflamação e os espasmos musculares muitas vezes presentes nessa etapa. Porém, é importante conhecer os tipos de pontos-gatilho, que podem ser divididos em:
• Ativos: tratam-se de áreas com hipersensilibidade e que que provocam dor mesmo quando não há estímulo, sendo muito sensíveis à palpação e que, quando estimulados, geram padrões de dor característicos de cada músculo. Esse tipo de ponto-gatilho causa fraqueza muscular.
• Latentes: tratam-se de pontos-gatilho silenciosos e que não apresentam dor de forma espontânea, somente com estímulo. Esse tipo de ponto-gatilho também causa fraqueza muscular, diminui a flexibilidade e provoca espasmo local quando é estimulado.
• Pontos-gatilho satélites: tratam-se de pontos-gatilho que podem ter seu desenvolvimento no mesmo músculo do ponto-gatilho primário acometido pela doença que levou à dor muscular, em outros músculos dentro do padrão de dor ou até mesmo em qualquer outro músculo, porém tendem a desaparecer com o tratamento do ponto-gatilho primário.
Para quer saber mais sobre pontos-gatilho e outros tipos de dor, não deixe de acompanhar nossas próximas postagens!
Comments